IDENTIFICAÇÃO: Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS)
ENDEREÇO: Travessa Getúlio Vargas, nº 27. Bairro- Açudinho -Ponto de referência Em frente à loja de material de construção JL Materais de Construções
Conceição do Coité – Bahia
TELEFONE: (75) 3262-1292 FAX: (75) 3262-5947 Disque 100
E-MAIL:creascoite@yahoo.com.br
Histórico
O CREAS foi implantado no município de Conceição do Coité - Bahia em dezembro de 2006 como pólo de referência, coordenador e articulador da proteção social especial de média complexidade, responsável pela oferta de orientação e apoio especializados e continuados a indivíduos e famílias com direitos violados. Inicialmente essa organização atendia como Programa Sentinela que, por sua vez, priorizava o atendimento à crianças e adolescentes vítimas de toda e qualquer tipo de violência. Gradativamente os serviços foram sendo ampliados passando a abarcar várias situações de direitos violados.
CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
O CREAS configura-se como a Unidade Pública Estatal onde é ofertado serviços de orientação, apoio e acompanhamento especializado e continuado à indivíduos e famílias com direitos violados. Para tanto, deve ter a família como foco de suas ações, na perspectiva de potencializar sua capacidade de proteção e a socialização de seus membros, devendo, igualmente, manter articulação permanente com o Sistema de Garantia de Direitos com a rede socioassistencial e com as demais políticas públicas para o fortalecimento da função protetiva das famílias diante do conjunto de condições que as vulnerabilizam e as submetem a situações de risco pessoal e social.
VISÃO
Ofertar ações de proteção, orientação e acompanhamento psicossocial individual a crianças, adolescentes vítimas de violência, liberdade assistida e famílias em situações de risco ou violações de direitos, pessoas idosas, pessoas com deficiência, população de rua, dentre outros.
Missão
A missão do CREAS é o fortalecimento dos vínculos familiares, como forma de estratégia para o enfrentamento de situações adversas, já que a família é considerada a célula-mãe da sociedade, atualmente, responsável por parte dos desajustes sociais
VALORES
* Respeito;
* Ética;
* Solidariedade;
* Amor;
* Reponsabilidade.
Área de Abrangência
O CREAS atende ao território de abrangência do município de Conceição do Coité.
OBJETIVOS DA INSTITUIÇÃO
* Proporcionar o acolhimento e atendimento especializado as famílias com crianças e adolescentes nas situações de abuso e exploração sexual, violência, negligência, violação de direitos, adolescentes autores de ato infracional, mulheres, idosos, pessoas com deficiência e demais indivíduos vítimas de violência que necessitem de Proteção Social Especial de média complexidade.
* Proporcionar ambiente de convivência democrática e harmônica, na base do respeito mútuo, entre os membros da unidade;
* Estimular a participação da família, integrando-a nas atividades promovidas pela instituição, possibilitando assim, maior interação entre a unidade e a família;
* Promover atividades sócioeducativas que possibilitem e potencializem constantes melhorias nas relações interpessoais entre todos os membros da unidade.
* Com o foco de ação na família, na perspectiva de potencializar sua capacidade protetiva, as ações desenvolvidas no CREAS, operam na referência e contra-referência com a rede de serviços socioassistênciais governamental e não-governamental da Proteção Social Básica e Especial.
Público alvo
- Crianças;
- Adolescentes;
- Pessoas especiais;
- Idosos;
- Mulher;
- Crianças e adolescentes que cumprem medida sócioeducativa
- Famílias em situação de vulnerabilidade social.
PARCEIROS
- Secretaria Municipal de Ação Social;
- CRAS;
- Conselho Tutelar;
- Poder Judiciário;
- Ministério Público;
- CAPS;
- NASF;
- Instituições religiosas;
- Secretaria de Saúde, entre outros.
Equipe
- Assistentes sociais;
- Psicólogos;
- Educadores sociais,
- Coordenadora;
- Auxiliar administrativo;
- Auxiliar de serviços gerais;
- Advogado.
PROGRAMAS E PROJETOS
* Oficina de Cuidadores;
* Oficina com adolescentes;
* Projeto Faça Bonito- Dia 18 de maio;
* Projeto A Educação na Rede de Proteção: A escola interrompendo o ciclo da violência sexual;
* Projeto Sou da Paz;
* Família e Escola: uma parceira necessária;
* Projeto de intervenção -Drogas: Um diálogo necessário.
* Projeto Cuidar da Infância é Garantir o Futuro;
Horário de funcionamento
De segunda à sexta-feira, das 8:00 às 12:00h e das 13:00h às 17:00h